Diabetes Mellitus

Diabetes Mellitus - O que é ?

O diabetes mellitus (DM) compreende um grupo heterogêneo de doenças metabólicas caracterizado por elevação da glicemia, resultante de uma deficiente produção de insulina, resistência à ação da insulina ou ambas as situações.

Trata-se de uma grave problema de saúde pública no mundo, em virtude do aumento cada vez maior de pessoas acometidas e de sua elevada morbimortalidade.

Conheça os principais tipos de Diabetes ?

Diabetes tipo 1

O Diabetes mellitus tipo 1 é causado por uma deficiência absoluta de insulina, devido a um processo imunológico, autoimune,  que leva à destruição das células beta do pâncreas ( local onde a insulina é produzida). Raramente a causa é idiopática.
Representa 5 a 10% dos casos de diabetes.
Predomina em crianças e adolescentes, mas pode aparecer em qualquer idade.

Diabetes Tipo 2

O diabetes mellitus tipo 2 é compreende 90 a 95% de todos os casos de diabetes. Surge geralmente após os 40 anos de idade e a maioria dos pacientes está acima do peso, ou tem obesidade.
Pode ocorrer em adultos mais jovens, principalmente nos portadores de obesidade. Existe um crescimento alarmante nos casos de diabetes tipo 2 . Este fato está associado ao crescimento dos casos de obesidade.
Um fato importante é que a maioria dos pacientes não apresenta sintomas inicialmente. Quando o diagnóstico é estabelecido, já existe um retardo de alguns anos que o paciente tem a doença, mas não sabe.

Diabetes Gestacional

O Diabetes gestacional representa a mais importante complicação metabólica da gestação. É definida como a intolerância à glicose, de qualquer grau, diagnosticada pela primeira vez durante a gravidez.. A obesidade está associada ao desenvolvimento do diabetes gestacional, 
Fatores de risco: ter história de diabetes gestacional prévia, nascimento de recém-nascido com peso acima de 4 kg, história na família de diabetes tipo2, idade avançada ( acima de 35 anos, síndrome dos ovários policísticos, obesidade.
 
Complicações do diabetes gestacional: polidrâmnio, toxemia gravídica, ruptura prematura da placenta; maior frequência de parto por cesárea.
Quando desconfiar da presença do diabetes ?
Urinar em excesso ( acordar várias vezes à noite para urinar); sede em excesso; emagrecimento; indsposição; fadiga; visão turva; aumento do apetite; infecções frequentes.
No diabetes tipo 2 os sintomas se instalam lentamente, ao contrário do diabetes tipo 1, em que o paciente já apresenta os sintomas rapidamente: excesso de urina; excesso de sede e perda de peso, 
Indicações para pesquisar diabetes em pessoas sem sintomas
Todo indivíduo com 45 anos de idade; Sedentarismo; História familiar de diabetes ( parentes de primeiro grau); História de macrossomia fetal ou diabetes gestacional prévia; Pressão Alta ( PA maior ou igal a 140 x 90 mmhg); HDL - colesterol  baixo ( menor que 35 mg/dl); Triglicerídeos elevados ( maior que 250 mg/dl); diagnóstico prévio de pré diabetes; Síndrome dos Ovários Policísticos; Esteatose hepática e outras condições associadas á resistência insulínica.
Adaptado de American Diabetes Association 2016.
Conheça as principais complicações do Diabetes

AVC

Infarto do miocardio

Retinopatia

Cegueira

Neuropatia

Pé Diabético

Amputações

Doença

Arterial Periférica

Nefropatia

Hemodiálise

HARMONY TRADE CENTER 

Rua Dr. José Afonso de Melo, 118, Sala 826; Jatiúca, Maceió/AL; CEP: 57036-510 

Tel: 082-3316-5219

       082 -99181-6336

  • Instagram ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • Google+ ícone social