Distúrbios do Cálcio

Vamos conhecer o que é Hipercalcemia

A hipercalcemia  é um distúrbio metabólico que se caracteriza pela elevação dos níveis de cálcio ionizável ou do cálcio total corrigida pela albumina.

O cálcio participa de várias funções importantes para o bom funcionamento do nosso organismo: regula processo enzimáticos, transmissão neuromuscular e é importante para coagulação.

A concentração de cálcio sérico é controladapelo hormônio da paratireóide ( PTH )e pela vitamina D. Pode haver variação com o pH sérico.

Existem inúmeras causas de hipercalcemia, porém cerca de 90% dos casos são provocados por hiperparatireoidismo primário ( causa mais frequente em pacientes ambulatoriais) e neoplasias malignas ( mais frequente nos pacientes internados).

Conheça o que é Hiperparatireoidismo Primário

O Hiperparatireoidismo primário ( HPTP) é caracterizado por aumento dos níveis de cálcio sérico associados a níveis aumentados ou inapropriadamente normais do hormônio da paratireóide ( PTH ).

É uma patologia endócrina comum, sendo a causa mais comum de elevação dos níveis séricos de cálcio provenientes de pacientes ambulatoriais. Ocorre principalmente entre os 40 e 65 anos de idade, sendo mais comum no sexo feminino.

Principais manifestações clínicas: Atualmente, em várias séries, a maioria dos pacientes  tem a forma assintomática, sem envolvimento ósseo e renal.

Manifestações Renais: cálculo renal recorrente; perda gradativa da função renal, nefrocalcinose.

Envolvimento do Esqueleto: dores ósseas, fraturas patológicas, fraqueza muscular ( proximal), osteíte fibrosa cística, osteopenia, osteoporose, desmineralização em óssea do crânio, tumores marrons ou osteoclastomas.

Manifestações psiquiátricas: depressão e ansiedade

Vamos conhecer o que é Hipercalcemia

A hipocalcemia é caracterizada por uma redução da concentração do cálcio sérico abaixo do limite inferior da normalidade.

As manifestações clínicas dependem da concentração sérica do cálcio e da velocidade de instalção.

Hipercalcemia leves e crônicas geralmente permanecem assintomáticas.

Manifestações clínicas: irritabilidade neuromuscula, como parestesias, principalmente nas mãos, pés e ao redor dos lábios, laringoespasmo, tetanias e convulsões; Alterações motoras: tremores, discinesias, hipertonia, coreia, marcha em bloco; Sinal de Chvostek ( contração do ângulo labial após percussão de um dos ramos do nervo facial, abaixo do processo zigomático) e sinal de Trousseau ( contração da musculatura do antebraço com flexão do punho, provocado pela insuflação do esfigmomanômetro  10 mmhg acima da pressão sistólica do paciente, por até 3 minutos. Calcificações extraósseas, catarara subcapsular, papiledema e alteração da dentição; Manifestações cardíacas: aumento do intervalo QT, insuficiência cardíaca e até parada cardíaca.

HARMONY TRADE CENTER

Rua Dr. José Afonso de Melo, 118, Sala 826; Jatiúca, Maceió/AL; CEP: 57036-510