Vamos conhecer melhor a Osteoporose

A osteoporose é a doença osteometabólica mais comun da prática clínica, sendo definida por baixa massa óssea associada à deterioração da microarquitetura do osso, levando ao aumento da fragilidade óssea e, consequente, maior risco de fraturas.

As fraturas vertebrais causam perda da estatura, dores crônicas, maior risco de quedas, o que compromete a qualidade de vida das pacientes.. Muitas mulheres com fraturas por fragilidade não são diagnosticadas corretamente para osteoporose.

Vamos conhecer melhor os principais fatores de risco para Osteoporose

Baixa densidade mineral óssea, idade, história familiar ( pais ) de fraturas por fragilidade ( especialmente quadril ), antecedente de fratura prévia não traumática do paciente, sedentarismo, problemas com a força muscular,, problemas com equilíbrio, tabagismo, uso de glicororticóides, artrite reumatóide, uso de medicações ( antiepiléticos, quimioterapia, imunossupressores,análogos de GNrH, hepariba, lítio, inibidor da bomba de prótons, hormônios tireoideanos em excesso, glitazonas etc,)

Prevenção

As medidas para garantir uma boa saúde óssea devem ser estimuladas desda a infância. Uma dieta balanceada com quantidades adequadas de proteína, cálcio e outros nutrientes leva à diminuição da perda óssea . Níveis adequados de vitamina D são importantes para prevenir osteoporose. Atividade física exercida pelo efeito gravitacional e pela contração muscular atua como um estimulante para o osso.

HARMONY TRADE CENTER

Rua Dr. José Afonso de Melo, 118, Sala 826; Jatiúca, Maceió/AL; CEP: 57036-510